LARGO DA CADEIA VELHA

 

Surgida depois de espaços coloniais anteriores, a cadeia velha deu origem posteriormente ao Fórum de Justiça. Sua referência principal é a praça Tibúrcio Estevam de Siqueira, entre as ruas Direita (atual Barão de Jundiaí) e dos Antunes (atual rua do Rosário).

 

Uma de suas atrações é o centenário prédio do Grupo Escolar Conde do Parnaíba (rua Barão de Jundiaí, 1.106), uma das primeiras escolas públicas da cidade. Outra, do lado oposto da rua, é o antigo mercado municipal que abrigou a primeira e histórica Festa da Uva de 1934, posteriormente transformado no Centro das Artes (rua Barão de Jundiaí, 1.093).

 

Também está nessa área um dos maiores clubes recreativos da cidade, o Grêmio Recreativo da Companhia Paulista (rua Rangel Pestana, 336). E outros espaços culturais, como a Casa de Letras e Artes (rua Rangel Pestana, 456). No mesmo quarteirão, uma fachada impressionante é da antiga residência do engenheiro Jayme Cintra no número 528.

 

Entre os estabelecimentos tradicionais da área estão as lojas Ao Esporte Jundiaiense (rua Barão de Jundiaí, 1.033) e também a Ghizah Artesanatos (rua Siqueira de Moraes, 487).

 

Na praça Tibúrcio Estevam de Siqueira, um busto em frente a agência da Previdência Social (rua Barão de Jundiaí, 1.150) homenageia a origem local do serviço brasileiro em 1923, pelo deputado e fazendeiro Eloy Chaves, a partir das polêmicas iniciadas na primeira greve operária do país também de Jundiaí, em 1906.

 

Faz ligação com o Largo São Bento e com o Largo da Matriz pelas ruas Direita (atual Barão de Jundiaí) e dos Antunes (atual Rosário). Em 2015, essa sua transição com o Largo da Matriz passou a contar com dois “parklets” ou micropraças de descanso de pedestres nas duas ruas na altura da Travessa da Concórdia (atual rua Coronel Boaventura Mendes Pereira) e no segundo deles integrado a uma galeria com acesso á antiga Rua Nova (atual Senador Fonseca).

 

Também faz ligação com o Largo São José pela rua do Comércio (atual Rangel Pestana) e com o Largo dos Andradas pela rua das Casinhas (atual Siqueira de Moraes).

 

 
 
contato@jundiahy.com.br

Museu  brasao_jundPernamb
  Site Map