COMUNIDADE PLURAL

O centro histórico interfluvial de Jundiahy é um dos espaços principais da cidadania. Veja alguns grupos e entidades sediadas ou atuantes na região.
Na parte final, alguns serviços públicos mantidos nessa área.




Academia Jundiaiense de Letras
http://www.academiajundiaienseletras.com.br

Além de promover a literatura local, a entidade do largo Monte Castelo mantém o projeto "Não Morda a Língua" em parceria com a Prefeitura Municipal para dúvidas em ortografia e gramática no telefone 4587-7544 ou no correio academialetras1@gmail.com


Afro Vida
n/d

O movimento cultural reúne pessoas que trabalham com projetos sociais de temática afrobrasileira para a troca de informações sobre atividades de capoeira, trançados, percussão e artesanato. 


Aliança Francesa

http://www.aliancafrancesabrasil.com.br

Presente no Brasil há 120 anos, a unidade local sediada na ladeira Tomanik da rede sem fins lucrativos participou do Ano da França com filmes desse país exibidos durante a II Virada Cultural Paulista no teatro Glória Rocha e,  no quarto sábado de cada mês até o final do ano, com outras produções nas salas de cinema Moviecom, no entorno da Barreira. Outros eventos ainda podem ser confirmados.     


Arte em Ação
n/d

O grupo promoveu seu evento anual com o tema "Águas de Abril", no largo da Catedral, envolvendo poetas, músicos, escultores, corais e outros artistas e depois levou parte disso para a feira Eco Jundiaí, em junho. Veja cenas em http://reiacovino.blog.uol.com.br/arch2009-04-26_2009-05-02.html


Associação dos Aposentados

http://www.aapjr.org.br

Além das históricas lutas por direitos, a entidade da região da ladeira Torres Neves promove eventos como festas, viagens e sessões de clássicos dos cinemas nas tardes de quinta.  


Associação Brasileira de Logística
http://www.abepl.org.br

A entidade, sediada na região do largo São José, tem iniciativas como a Redeagentes (em parceria com a Caixa Federal e a Prefeitura) para capacitar empresários ao comércio exterior.


Associação Comercial e Empresarial

http://www.acejundiai.com.br

A entidade, sediada na região do largo do Fórum, conseguiu ampliar o horário comercial da região para as 14 horas aos sábados e promove eventos e seminários voltados para o fortalecimento econômico do setor em Jundiahy.


Associação dos Engenheiros de Jundiaí
http://www.aej.org.br

A entidade sediada na região da Ponte de Campinas está com uma atuação orientada para os profissionais da região valorizarem o conhecimento dos usos e costumes locais como elementos do desenvolvimento sustentável. 


Associação Jundiaiense de Ferreomodelismo e Preservação Ferroviária

jundiainostrilhos@hotmail.com

Comunidade de apreciadores de maquetes em escala e fidelidade técnica com a arte dos trens e ferrovias, além da conservação da memória e do patrimônio desse marco local de Jundiahy.


Associação dos Panificadores de Jundiaí
Rua Paulista, 72 - 4522 7801

Sediada na Barreira, a histórica entidade dos padeiros e confeiteiros é um marco pela qualidade que sempre estimulou com cursos e inovações na categoria.
 


Associação de Preservação da Memória da Paulista

http://www.celmi-escola.com.br

Premiada pela restauração do vagão-pantógrafo, a entidade mantém nas antigas oficinas da Paulista o CELMI (Centro de Educação e Lazer da Melhor Idade) com cursos para pessoas acima de 40 anos em áreas variadas como idiomas, história da arte, mecânica de automóveis ou yoga.


Associação Mata Ciliar
http://www.mataciliar.org.br

A entidade, sediada fora do centro e perto da serra, trata de animais atingidos pela poluição na região e promoveu distribuição de mudas de árvores na ladeira Tomanik (em parceria com o Paineiras) na semana ambiental. Agora está atendendo também de um macaco bugio que perdeu a mãe e de um gato-do-mato-pequeno encontrado em condomínio de Santana do Parnaíba.


Associação de Moradores do Jardim Brasil
n/d

Surgindo na mídia pela proposta levada a vereadores de um "bolsão residencial" de controle do trânsito de automóveis, sem atingir pedestres ou bicicletas, a entidade (SAB) organiza moradores desse bairro da ladeira Segre.


Associação de Moradores da Vila Rio Branco
n/d

A entidade atua na região da Barreira e também do entorno do rio Jundiaí, com um foco ambiental e também em áreas como a segurança pública dos moradores. Em recente reunião do prefeito Miguel Haddad em clube do bairro levou uma lista de sugestões ao governo.


Associação dos Skatistas de Jundiaí
http://www.skatistaonline.com/category/cidade/jundiai

A entidade é recente, mas reflete um movimento existente desde a década de 1980 e que deve se consolidar em julho com a reinauguração da pista do Sororoca, na região do eixo Bandeirantes. Com 1.400 metros quadrados, o circuito deve animar eventos nacionais e deve estimular também a volta da pista de ciclismo "cross" no mesmo local. 


Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário
http://www.proempi.org.br

A entidade, sediada na Bela Vista, articula o setor nos conselhos municipais e na Agência de Desenvolvimento de Jundiaí e Região, que prepara seminário para agosto, e tem ampliado a parceria com o sindicato estadual da habitação (Secovi).


Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e de Linguagem
http://www.ateal.org.br

Situada na Ponte de Campinas, a entidade desenvolve cursos como de audiologia clínica e lançou em parceria com a editora In House o livro "Eu Posso", para o desenvolvimento do prazer da leitura, e produtos de apoio e estímulo para portadores de necessidades especiais nessa área.


Balada Soulnoro

http://festa288.blogspot.com

Reunindo alguns dos pioneiros do hip hop em Jundiahy, o grupo tem promovido eventos em locais como a San Remo (na ladeira Siqueira) que mudaram o patamar dessa cultura no cenário local e continua rimando dignidade, consciência e diversão.


Bicicletada Jundiaí
http://www.bicicletada.org/jundiai

Dezenas de ciclistas participam desse grupo, que trouxe para Jundiahy a filosofia de defesa da mobilidade urbana sustentável com eventos mensais nas margens do córrego do Mato. A maioria é adolescente, mas inclui o apoio de veteranos do ciclismo como Israel Bernardi.


Bloco Refogado
n/d

Herdeiro das tradições de blocos como Estamos na Nossa ou Banda da Ponte, marcou novamente a sexta-feira carnavalesca no circuito entre os largos do Quartel e do Fórum. Veja cenas em http://sangriatada.blogspot.com/2009/02/bloco-do-refogado-do-sandi.html


Caju
http://www.valquiriamalagoli.com.br

A nova publicação literária traz um pouco do projeto "Circuito Teca", uma biblioteca circulante gratuita inventada pelas poetas Valquíria Malagoli e Renata Iacovino, além de textos e projetos culturais.

Câmara dos Dirigentes Lojistas
http://www.cdljundiai.com.br

A entidade opera de sua sede na região do largo da Catedral o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), usado por unidade remota sonora no 4583 2280, por telefone no horário comercial em 4583 2255 e pelo endereço eletrônico. 


Camerata Jundiaí
http://www.cameratajundiai.com.br

Criado em 2007 o grupo mantém um grupo permanente de cordas ensaia às terças no Centro Jundiaiense de Cultura (Pinacoteca, no largo Monte Castelo) com repertório voltado para a música de concerto.


Canto Vivo
http://www.cantovivo.com.br

Criado em 1986,  com a regência de Marco Antonio de Almeida Cunha e preparação vocal de Maurício Martinazzo, tornou-se uma companhia em 1995 com novos integrantes depois do salto dado no ano anterior com o sucesso de "Os Miseráveis", com direção cênica de Wagner Nacarato que ao lado de "A Grande Viagem de Merlin moldou a campanha pela restauração do teatro Polytheama, no largo Monte Castelo. 


Central Única dos Trabalhadores

http://www.cutsp.org.br/subsedes/jundiai.htm

A entidade sediada na região da ladeira Siqueira, que no ano passado promoveu a primeira caminhada quilombola de Jundiaí, realiza atividades como o alerta de preservação dos empregos na crise e participa do Fórum de Defesa do Rio Jundiaí, que teve ciclo de seminários em março.


Centro do Professorado Paulista
http://www.cpp.org.br

Associação de professores, criada em 1930, tem no largo da Catedral uma de suas 87 sedes regionais. Existem grupos de ex-professores de determinadas escolas (como o Roda Viva, de aposentados da escola pública Cecília Rolemberg, da Barreira) que se reúnem há mais de vinte anos.  


Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada

http://www.coati.org.br

A entidade criada na década de 1990 e sediada na região da ladeira Torres Neves tem diversas iniciativas, desde o "enterro" do córrego do Mato contra o projeto de sua canalização até oficinas de reciclagem e produtos da linha Terra.


Cineclube Consciência
http://cineclubeconsciencia.blogspot.com

Depois de produzir uma oficina de curta-metragem e ingressar no Circuito de Vídeo Popular com entidades de São Carlos e São Paulo, o grupo mantém exibições semanais e gratuitas aos sábados na região da ladeira Siqueira.


Circolo Italiano
http://www.circolojundiai.com.br

Além de manter um serviço de notícias italianas sobre política e até mesmo criminais (como a prisão de chefes da Camorra) a entidade promove a cultura imigrante que chegou a Jundiahy no final do século XIX e coordena cursos do idioma como o intensivão de julho. 


Clube Filatélico Jundiaiense
http://www.fijun.com.br

Criada em 1957, a entidade hoje sediada nas antigas oficinas da Paulista continua ativa com iniciativas como o selo da Serra do Japi, em 2008, ou a exposição sobre o centenário do Paulista Futebol Clube, realizada em março na Câmara.  


Clube Jundiaiense

http://www.clubejundiaiense.com.br

Criada há 65 anos, a entidade mantém a sede central do largo do Fórum com um projeto de restauração futura e atividades abertas ao público como o Clube da Bossa, o Clube do Riso e o Clube da Jovem Guarda. 


Clube Rio Branco
Rua Saldanha Marinho, 54

Herdeiro de uma das tradições mais gloriosas do futebol amador em Jundiahy, o clube abriga atualmente um ponto de encontro de moradores e um auditório usado esporadicamente para festas e apresentações. 


Clube dos Surdos de Jundiaí

http://csjonline.web.br.com

A entidade, na ladeira São Jorge, mantém cursos da linguagem Libras e também planeja um encontro de tradutores e intérpretes entre 10 e 12 de julho, enquanto divulga a chegada de celulares com serviços especiais desse tipo na banda 3G.


Clube 28 de Setembro
Rua Petronilha Antunes 363 (largo da Bandeira) 4521 3197

Uma campanha começa a ganhar as ruas pela revitalização do clube 28 de Setembro, a segunda entidade do tipo mais antiga do estado de São Paulo com 112 anos de serviços culturais a Jundiahy no largo da Bandeira. Atualmente abriga cursos e eventos. Seu reconhecimento nacional é visto em nota de http://www.planalto.gov.br/seppir/informativos/109.htm


Colégio Leonardo da Vinci
http://www.colegioleonardo.com.br

Uma das atividades da escola, na região da ladeira Segre, foi uma parceria nos anos recentes com o Sítio do Sol, na região de entorno da serra, para o contato dos alunos com monitores indígenas que colocam a educação ambiental no âmbito da diversidade cultural.
 


Companhia Paulista de Arte
http://www.ciapaulistadeartes.com

Criada em 1991, o grupo teatral tem conquistado palcos com um trabalho bastante profissionalizado depois de uma longa parceria criativa em campanhas de saúde com o departamento municipal da área. 


Concertos Astra Finamax

http://www.astra-sa.com.br/astra

O projeto tem garantido concertos de grandes nomes da música brasileira e internacional nos teatros do largo do Fórum e do largo Monte Castelo. Além de preços populares, o investimento na Lei Rouanet também reverte a renda para entidades sociais como o Instituto Luiz Braille.


Centro de Referência do Idoso
Criju (Prefeitura)

Embora mantido pelo governo municipal, o centro de serviços é também um ativo ponto de eventos no Complexo Argos (início da ladeira Cavalcanti).
 


Cultura Inglesa

http://www.culturajundiai.com.br

A escola realiza eventos culturais na ladeira Segre como a sessão de curta-metragens de junho, que incluiu obras do ator Júlio Machado, e de forma permanente organiza corais, peças de teatro e outros espetáculos com grandes autores da língua inglesa estimulando talentos locais.


Escola de Música de Jundiaí
http://www.emj.art.br

Criada pela grande educadora Josete Feres, a escola que gerou a primeira orquestra sinfônica jovem de Jundiahy continua formando grandes instrumentistas eruditos no largo do Chafariz e também a formação de professores em musicalização infantil (aulas abertas em 28/06). 


Faculdade de Tecnologia (Centro Paula Souza)
http://www.fatecjd.edu.br

A faculdade pública FATEC, dentro das antigas oficinas da Paulista, realiza vestibular de meio de ano para os cursos de Tecnologia de Informática, Tecnologia de Logística e Tecnologia de Eventos mas participa de debates e pesquisas sobre a cultura de Jundiahy e prepara a área de Tecnologia Ambiental.


Faculdades Luiz Rosa
http://www.luizrosa.edu.br/fatec

A escola do largo dos Andradas criou um Conselho de Integração para atividades de extensão junto à comunidade (como o escritório de projetos) e realizou o plantio de cem árvores da mata atlântica para ensinar aos diversos cursos a proposta 3S: simples, saudável e sustentável.


Faculdades Pitágoras
http://www.japi.br

A escola da rede em Jundiahy, na região das antigas oficinas da Paulista, está divulgando para seus alunos o prêmio Criativação com 10 mil reais ao melhor projeto inovador para áreas como meio ambiente e qualidade de vida. E bolsas de atuação para alunos de pedagogia.


FANS
n/d

O grupo de mímica e performances culturais que esporadicamente surge no largo da Catedral tem suas origens no entorno, das manhãs de sábado na escola pública Paulo Mendes Silva.


Fare Eventos
http://www.fare.com.br

A produtora cultural, sediada no largo do Fórum, acertou o alvo em junho com 2,5 mil pessoas no evento do grupo Teatro Mágico.


Gabinete de Leitura Ruy Barbosa
http://www.gabinete.org.br

Depois da manhã de autógrafos de Luiz Fernando Veríssimo, no ano passado, a centenária entidade criada por ferroviários está mais voltada para atividades internas com seu acervo de 45 mil livros, mas documentos raros sobre a greve de 1906 e o auditório fazem parte do largo do Quartel.


Grêmio Cultural Professor Pedro Fávaro
n/d

Criado em 2004, reúne vinte artistas de diversos campos de atuação em reuniões mensais no Solar do Barão onde planejam eventos que valorizem o patrimônio cultural de Jundiahy.

 

Grêmio Recreativo da Cia. Paulista

http://www.gremiocpjundiai.com.br

Outra entidade centenária criada pelos ferroviários, o Grêmio CP está em campanha atraente para novos sócios e tem movimentado sua sede central entre o largo do Fórum e a ladeira Siqueira com sextas dançantes e a abertura de seu "internacional" campeonato interno de futebol adulto.


Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Vila Rio Branco
n/d

Com mais de vinte anos de existência, a organização cultural criada em 1988 é uma das principais forças do carnaval de rua e teve sua quadra na Barreira reformada pelo apoio da Prefeitura, abrigando periodicamente eventos também de rock e hip hop.


Grêmio Recreativo Escola de Samba Arco Íris Acadêmicos do Samba
n/d

A organização cultural, criada em 1985 e recordista de títulos do carnaval de rua, aguarda o andamento das reformas das oficinas da Paulista para retomar atividades no local.


GT Socioambiental
http://socioambiental.ning.com

O grupo informal discute ações realizadas na região de Jundiaí e municípios vizinhos nesse campo.


Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim
http://www.capoeirabonfim.com.br

Existente desde 1988 em Jundiahy, o grupo do mestre Kauê tem sede na região da ladeira Municipal e tem sido premiada nas representações dos jogos regionais, mantendo uma filosofia voltada para as raízes dessa tradição cultural de origem afro.
 


Guardinha de Jundiaí

Rua Marechal Deodoro, altura 400

Uma das mais tradicionais instituições da área da ladeira Siqueira, a Guardinha tem desde 2008 uma parceria com a Gerência Regional do Ministério do Trabalho e do Emprego para seus alunos como aprendizes. A filosofia surgiu há 40 anos no estado em http://www.guardinha.org.br


Hospital de Caridade São Vicente de Paulo
http://www.hsvicente.org.br

Mantido com subsídios municipais e do Sistema Único de Saúde, foi criado em 1902 no largo das Rosas pela ordem católica dos vicentinos e tornou-se a principal referência de saúde em Jundiahy.


Loja Maçônica

http://www.loja21demarco.com/beneficencia.htm

Com um histórico que se atribui fatos como a independência, a abolição e a república no país, a antiga instituição tem no largo Monte Castelo a Associação Beneficente e Cultural de Jundiaí. Entre suas causas estão a comunidade solidária.


Museu da Energia
http://www.fphesp.org.br/jundiai/jundiai.htm

Criado em 1998 no local da antiga unidade de força e luz de 1918, a entidade do largo Monte Castelo está próximo dos 15 mil estudantes que participam do projeto "Escolas Públicas no Museu da Energia", da Fundação Energia e Saneamento. 


Museu Escolar Conde do Parnaíba
Rua Barão de Jundiaí, 1106 - 4521 3562

Criado em 2006 para o centenário da segunda escola pública de Jundiahy, no largo do Fórum, apresenta um modesto mas importante conjunto de peças históricas que podem ser vistas nos dias úteis por visitantes. É mantido pela própria comunidade, que em 2008 adiou o fechamento da instituição.


Ordem dos Advogados do Brasil

http://www.oabjundiai.org.br

Além de iniciativas como novas vagas no coral Vox Advocati, cursos lotados e o baile da categoria em agosto, a 33ª OAB sediada no largo do Fórum participou da conferência municipal de segurança e espera isso "permita a diminuição do sentimento de insegurança que nos assombra".


Paróquia Catedral Nossa Senhora do Desterro
http://www.diocesedejundiai.org.br/catedral

Criada em 1665, a instituição existe desde os tempos coloniais e reúne além da Catedral as comunidades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no largo da Bandeira (ou ladeira do 28, no mapa), Santa Ana e São Bento. 


Pensão Jundiaí
http://br.geocities.com/mariazinhacongilio/pensao.htm

Uma das instituições atuantes de Jundiahy foi criada por Mariazinha Congilio de maneira informal e sediada em São Paulo...


Projeto Guri

http://www.projetoguri.org.br/site/polos.polo.php?id=5374

A Associação Amigos do Projeto Guri, criada em 1995, está criando 1.800 novos postos de trabalho para profissionais do setor musical em mais de 300 polos no estado, incluindo a unidade no largo Monte Castelo. A previsão e de novas aulas-espetáculo no segundo semestre. 
 

SESI (Serviço Social da Indústria)

http://www.sesisp.org.br/home/2006/cat/home.asp

Premiada por projeto de uso racional da água, a sede local ainda está fora dos circuitos como Sesi Música ou Sesi Teatro Infantil. Mas prepara um grande evento no complexo da região da Ponte de Campinas em esporte e cidadania do Ação Global em novembro, incluindo saúde e nutrição.


Sindicato dos Bancários
http://www.bancariosjundiai.com.br

A campanha salarial dos financiários, ao lado de cursos de formação, é uma das atividades da entidade, sediada na região da ladeira Siqueira, com novidades como a inclusão da ginástica laboral e a prevenção das lesões por esforços repetitivos na pauta de negociação. 


Sindicato dos Ceramistas
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 213

Com mais de cinquenta anos de atividade, a entidade sediada na região da ladeira Siqueira teve parte de sua base de trabalhadores reduzida com o fechamento de indústrias na região mas reformou sua sede e abriga a história de pioneirismo da louça branca em Jundiahy.   


Sindicato dos Comerciários

http://www.comerciario.org.br

Ao lado das atividades dos trabalhadores do setor e dos convênios de saúde e lazer, a entidade sediada na ladeira Torres Neves promoveu a coleta de 700 cobertores de casal em trabalho social de parceria com os fundos de solidariedade de Jundiaí e municípios vizinhos. 


Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região
http://www.sincomerciojundiai.com.br

Voltado para questões patronais do setor, a entidade sediada na região do largo do Catedral tem como principal bandeira pública o apoio para a vinda de um complexo do SESC, atualmente em construção no entorno da Ponte de Campinas.


Sindicato dos Plásticos
http://www.sindiplastico.com.br

Sediada na região da várzea do Guapeva, a entidade tem atividades sociais como o investimento em clubes do entorno (evitou o fechamento do clube Ipiranga, em 2000, e depois fez parceria com o Rei da Noite) e tem sido um eixo da central Força Sindical na região.
 


Sindicato dos Professores de Ensino Oficial do Estado de São Paulo
http://www.apeoespsub.org.br

Entre a divulgação da conferência nacional de educação para 2010 ou um disco de canções de professores, a Apeoesp concentra esforços no debate sobre os projetos da Secretaria Estadual de Educação sobre os professores temporários que ocupam imenso percentual do magistério público. 


Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Jundiaí

http:///www.sindserjun.com.br

Entre outras atividades, a entidade sediada na região da ladeira Municipal tem apoiado a qualificação dos guardas municipais para ampliar o conhecimento das leis gerais e estatutárias, tanto para o cumprimento dos deveres como para a preservação dos direitos dos agentes públicos.


Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Mobiliário
Av. Doutor Cavalcanti, 719

A entidade sediada na ladeira Cavalcanti indica um segmento histórico de Jundiahy, formado pelos marceneiros, carpinteiros e outros técnicos da construção de mobília. 


Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas
http://www.stigjund.com.br

Além de promover a recapacitação dos associados, a entidade sediada na região da ladeira Siqueira promove um plebiscito para os associados decidirem sobre a compra de um clube de campo ou uma colônia de férias no litoral. É a democracia sindical.
 


Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, Papelão e Cortiça
Rua Bernardino de Campos, 324

Sediada na região do largo da Catedral, a entidade atua em questões trabalhistas da categoria.


Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Rua Marechal Deodoro 147

A entidade, na região do largo da Catedral, atua não apenas nos direitos dos trabalhadores da zona rural mas também na capacitação de novas tecnologias como as desenvolvidas no Instituto Agronômico.


Sindicato dos Trabalhadores Terceirizados de Limpeza Urbana
http://www.sinditerceirizados.com.br

A entidade funciona na região da ladeira Cavalcanti e atua exclusivamente nas questões trabalhistas e de lazer. 


Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviárias
http://www.sttrjr.org.br

A entidade, sediada entre o largo da Bandeira e o largo da Saúde, promove anualmente a festa de São Cristóvão (25 de julho) e mantém o projeto "Meninos do Amanhã" em parceria com pastorais sociais para o encaminhamento de garotos ao esporte e tem apoiado um time de futebol amador de Jundiahy, o União da Vila (da Barreira).


Sociedade Amigos da Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Arqueológico de Jundiaí

n/d

A SOAPHA, como é mais conhecida, é uma entidade sediada no largo do Quartel que luta desde 1998 pela memória local e movimentou concursos de imagens sobre a história de Jundiahy e celebra anualmente o Dia do Patrimônio Nacional, em 17 de agosto.


Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística
Rua Barão de Jundiaí, 868 - 4521 2065

A entidade sem fins lucrativos criada em 1932 para a divulgação de cultura erudita continua em atividade com eventos esporádicos nos teatros e museus da área central.
 


Teatro Ateliê Casarão

Largo do Chafariz - R Dr Almeida 265 - 9187 6143

O grupo reunido em torno da escola e espaço alternativo, do largo do Chafariz, é bastante presente nas manifestações culturais de Jundiahy.


Trio em Transe
http://www.trioemtranse.com.br

Renovando sempre o trabalho em vinte anos de atuação na cena musical do país, a banda com ponto de apoio no largo do Fórum é muito ativa em projetos culturais com outros grupos de música, teatro, dança ou meio ambiente.


Unianchieta
www.anchieta.br/unianchieta

Com seu "campus" original no largo da Saúde, onde ainda estão cursos como processos químicos e gestão ambiental, o Centro Universitário Padre Anchieta teve inovações nos últimos anos como o projeto de extensão Ciência na Praça, levado em 2008 para o largo da Bandeira. 



União dos Ferroviários Aposentados

Rua Prudente de Moraes, 1496 - 4521 5436

Criada em 1951, a entidade sediada no largo do Chafariz segue com o atendimento a milhares de ferroviários aposentados ou na ativa com projetos nas áreas trabalhista, de saúde e de lazer.


Voto Consciente
http://votoconsciente-jundiai.blogspot.com

Entidade cívica e apartidária formada por voluntários, a entidade atua no largo Monte Castelo acompanhando as sessões matutinas da Câmara Municipal e publicando comentários em seu blog e também naqueles da campanha "adote um vereador". 


Votta
http://www.alvotta.net

O compositor Alfredo Votta Júnior tem atuado em parceria com o Mosteiro de São Bento com um trabalho fortemente influenciado pela música gregoriana medieval. 
 


Veja também outras iniciativas em MUSEU DE RUA e ARTE COTIDIANA




CONSELHOS CONSULTIVOS MUNICIPAIS
(veja atas das reuniões)


Conselho Municipal de Cultura
COMCULT

Conselho Municipal do Patrimônio Cultural
COMPAC   (*)

Conselho Municipal de Meio Ambiente
CONDEMA  (*)


Conselho Municipal de Saúde
COMUS

Conselho Municipal de Assistência Social
CMAS

Conselho Municipal de Participação da Comunidade Negra
CMCN

Conselho Municipal de Relações Internacionais
CMRI

Conselho Municipal da Criança e do Adolescente
CMDCA

Conselho Municipal do Idoso
CMID

Conselho Municipal da Juventude
CMJ

Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência

CMPD

Conselho Municipal de Turismo
COMTUR


Conselho Municipal do Plano Diretor
(sem link no portal da Prefeitura)

Conselho Municipal de Esporte e Lazer

CMEL

Conselho Municipal de Segurança Alimentar
CONSEAN


A lista completa está em Conselhos Municipais









Se quiser igrejas e templos, visite lista da cidade elaborada pelo Conselho Municipal de Turismo em IGREJAS/TEMPLOS

 
contato@jundiahy.com.br

Museu  brasao_jundPernamb
  Site Map