LARGO DO CHAFARIZ



 

O formato triangular da praça Barão do Japy, na confluência das ruas Prudente de Moraes, Abolição e Dr. Almeida, é a referência desse local onde se iniciava o caminho paras as Minas Geraes pela antiga Estrada de Itatiba. Está localizado em paralelo com a Estrada Velha de São Paulo (atual Marechal Deodoro da Fonseca).

 

Uma atração gastronômica nessa área é o conjunto formado pela Chopperia Palma (rua Abolição, 130), pelo Bar e Choperia Chafariz (rua Prudente de Moraes, 1.395) e pelo restaurante alemão Uhlen Haus (rua Marechal Deodoro, 702), além da Casa de Massas Prudente (rua Marechal Deodoro, 771).

 

Mas o elemento mais charmoso desse trecho é o antigo Caminho da Palha (rua Prudente de Moraes). Seu trajeto vai de ruas estreitas anteriores ao automóvel desde a área da antiga Estrada da Boiada (atual rua dos Bandeirantes) até outras na região da Argos, passando no caminho pelo Largo do Chafariz, pela Companhia Paulista e pela Estrada de São João.

 

Esse trajeto encontra na região do largo lugares como o centro de esportes como o skate Sororoca (avenida União dos Ferroviários, 2.700), a casa de eventos e chope Bongô (avenida União dos Ferroviários 2525), a escola situada na antiga sede dos ferroviários, a Santa Felicidade (rua Prudente, 1811), o espaço cultural Teatro Oficina (rua Abolição, 200), o Ateliê Casarão (rua Dr. Almeida, 265)o Espaço Lelê da Cuca (rua Prudente, 1287) e a Escola de Música de Jundiaí (rua Prudente, 1276), o Bar do Haules Underground (rua Marechal Deodoro, 250) e o bar Cantinho do Norte (rua Marechal Deodoro, 123). E segue rumo à Estrada de São João e Argos com uma enorme coleção de variedade de arquitetura no caminho.

 

Faz ligação com a Barreira, pela rua Abolição sobre os trilhos ou pelo Viaduto Professor Joaquim Candelário de Freitas, com a Companhia Paulista pela rua São Bento, com a Estrada de São João e com a Argos pela rua Prudente e com o Largo São Bento pela rua Dr. Almeida.

 
 
contato@jundiahy.com.br

Museu  brasao_jundPernamb
  Site Map