LARGO SÃO JORGE

 

A área era também industrial no século XX, quando a fábrica têxtil de mesmo nome funcionou nessa antiga área de sítios e nascentes de água. Abrigava a ligação pedestre entre os dois lados do córrego do Mato, tendo logo ao lado a ponte de animais e veículos da antiga Estrada do Retiro (atual rua do Retiro).

 

Uma atração do local é o prédio da década de 40 ocupado pelo Clube dos Surdos, pela Junta de Serviço Militar e pelo Clube de Xadrez XIII de Agosto (rua São Jorge 28), construído para o Grupo Escolar Marcos Gasparian, atualmente no Largo dos Andradas.

 

Também está nessa área o bar Maria Cachaça (avenida Nove de Julho), que além de petiscos abriga grupos musicais. Em uma área ao lado funcionam eventos culturais e gastronômicos mensais do projeto Le Chef a Pé (avenida Nove de Julho).

 

Entre remanescentes residenciais da antiga Vila Boaventura, a área abriga pontos como a escadaria de acesso para a Praça Antonio Mendes Pereira (entre as ruas Bonifácio José da Rocha e Onze de Junho).

 

Também está ali uma escadaria de acesso para o córrego do Mato, onde está a avenida Nove de Julho, em cujo ponto alto fica um Mirante Natural (no final da rua Boaventura Mendes Pereira, com rua Aldemar Pereira de Barros) com vista para essa área baixa.

 

Faz ligações com o Largo dos Andradas pelas ruas Jol Fuller e Boaventura Mendes Pereira e com o Largo Santa Cruz pela rua Petronilha Antunes.

 
 
contato@jundiahy.com.br

Museu  brasao_jundPernamb
  Site Map