Sobre o espetáculo
Durante a pandemia de COVID-19, o Sesc Jundiaí realizou o projeto virtual “Solilóquios”, que reuniu cenas em vídeo com artistas locais interpretando trechos de obras da dramaturgia mundial.
Agora, o desafio foi transpor o projeto virtual para o presencial e, para isso, Cris Colla e Naomi Silman, do Lume Teatro, realizaram uma imersão com esses artistas para o desenvolvimento criativo das cenas que serão apresentadas no Sesc Jundiaí. Fazem parte desta primeira edição, os artistas: Aline Samsa, Alexandre Ferreira, Carol Reto, Cláudio de Albuquerque, Édipo Queiroz, Lisete Pecoraro, Jo Martin, Vive Almeida e o músico convidado Edu Guimarães.
O espetáculo será itinerante e ocorrerá em espaços variados da Unidade.
Elenco
Aline Samsa
É atriz, diretora e Arte-Educadora, formada em Artes Cênicas. Entre seus trabalhos destacam-se “A Ralé”, “Dois Sujos Perdidos Numa Noite” e “Estocolmo”.
Diretora e co-fundadora da Cia da Varanda, que tem sua pesquisa voltada ao teatro do absurdo e constrói uma ponte do Teatro com o Audiovisual. Tem em seu repertório: “A Cantora Careca”, “Alcateia ” e “RIP”.
Integra o Núcleo Híbrido de Pesquisa Cênica, atualmente em cartaz com o espetáculo “Vermelho”. Pelo mesmo grupo dirigiu “Hécuba”.
Junto ao Grupo Performático Eós, compõe o elenco de “Uma Noite Na Taverna”, com estreia prevista para o primeiro semestre de 2023.
Alexandre Ferreira
50 anos, é ator, diretor, dramaturgo, professor de Arte, Filosofia e Pedagogo com especialização em Arte/Educação e Arteterapia. Pela Práxis-ReligArte destacam-se os espetáculos: “Hamlet”; “Os Sete Gatinhos”; “Vereda da Salvação”; “Romeu e Julieta” e “A Trajetória do Doutor Fausto” (nas ruínas do Complexo Fepasa, em Jundiaí). Foi premiado em vários festivais com o monólogo sobre a vida do pintor holandês Van Gogh. Em 2013 ingressa no CPT de Antunes Filho, ficando em cartaz com o grupo Macunaíma no espetáculo “Blanche” (2015-2016) e “Eu estava em minha casa e esperava que a chuva chegasse” (2018-2019), além de integrar o último núcleo de dramaturgia criado pelo renomado diretor.
Carol Reto
Atriz e Produtora Cultural é formada Técnica em Artes Dramáticas pelo Colégio William Shakespeare, Bacharel em Artes Cênicas na Universidade Anhembi Morumbi. Trabalhou como instrutora de circo dentro do Projeto “UNICIRCO” e ministrou Oficinas Circenses no Festival Paulista de Circo, integrante do corpo de jurado do Festival Mapa Cultural Paulista na fase Municipal dos Municípios de Garça, São José do Rio Preto e Marília. Em TV atuou em campanhas publicitárias e no teatro fez sua trajetória em peças realizadas pela Cia. Bonecos Urbanos, Cia Pic Nic, Grupo Performático Éos, Cia do Latão e Grupo XPTO. É proprietária fundadora da Produtora Cultural Respeitável Público, sediada em Jundiaí/SP
Claudio de Albuquerque
Artista em carreira desde 1998 com trabalho em diversas áreas como Artes Cênicas, Palhaçaria, Literatura, Dança, Performance, Música, Cultura Popular, Cinema e Artes Visuais.
Com trabalhos de âmbito nacional e internacional.
Fundador do Ateliê Casarão, espaço artístico que promove arte e cultura na região de Jundiaí desde 2005.
Integrante do Coletivo Latino-Americano Âmbar.
Ministrante das oficinas de Palhaçaria “Arte do Riso” e de Teatro “Provocando com Arte” ambas com mais de 40 edições em diversos estados e da oficina ” Corpo Poiesis” metodologia de atuação para cinema!
Jurado de festivais de teatro e cinema.
Pesquisador da arte e provocador através desta.
Édipo Queiroz
Artista local, atuando a quase dez anos na cidade, passando por diversos grupos, dentre eles, Cia solo, Performático Éos e atualmente faz parte da Cia Fênix de Teatro.
Jo Martin
Ator, cantor, bailarino e coreógrafo.
Fez parte do elenco das tvs Excelsior, Record, Tupi e Globo nos anos 60/70.
Participou da primeira montagem de My Fair Lady em 1964.
Foi coreógrafo dos programas de Bibi Ferreira e Moacyr Franco.
Contracenou com Marília Pera, em “Salmos do Morro e do Mar” e com Leny Andrade em “Rio, Bossa e Balanço”.
É proprietário da escola Ballet Teatro Oficina em Jundiaí.
Lisete Pecoraro
Atriz desde 1993. Trabalhou no DAC- UNICAMP como bolsista em técnicas vocais em voz de ator para palco e rua, e como atriz em produções daquele departamento junto a empresas parceiras.
Formou-se com o espetáculo “O caso dessa tal de Mafalda, que acabou como acabou num dia de carnaval” – obra de Sofredinni e direção de João Albano.
Atriz no grupo de teatro Zelândia de 1993 até 1997, grupo de pesquisa da linguagem cômica-popular e novos espaços cênicos- Campinas -SP
Trabalhou como atriz, dramaturga e produtora no Art’erê em Salvador-BA e junto ao IPHAN da mesma cidade como dramaturga e atriz em projetos de conservação do Centro Histórico de Salvador (Pelourinho) 1997-1998
1999- 2007 trabalhou como atriz no primeiro elenco do parque temático Hopi Hari em Vinhedo -SP
2010- Atriz e contadora de histórias na editora In house em Jundiaí-SP e como atriz no Arte Físico de Teatro
2012 até 2018 – arte educadora nos CRAS de Cabreúva e Jundiaí
Em 2017 cria O grupo Gatos Gordos, onde atua como dramaturga, atriz e contadora de histórias até hoje.
Em 2022 até hoje trabalha como arte educadora nos CAPS adultos de Jundiaí
Vive Almeida
Multiartista. Atriz formada pela Escola de Arte Dramática da USP em 2015, fundadora do Teatro do Osso – Grupo de Teatro político e musical. É perfomer e participou de Mostras, Exposições e Festivais com seus trabalhos “Horta” e “Grito”. É Educadora em Museus e Exposições de Artes e em Teatro, tendo como escolha trabalhos localizados nas Periferias de São Paulo e do Interior. É mulher preta, gorda, cantora de bloco de carnaval, costureira, apresentadora de Sarau, madrinha, militante e de origem periférica.
Edu Guimarães
Músico, compositor, arranjador produtor musical e professor, iniciou seus estudos musicais em 1999. Desde 2011, trabalha com companhias de grande expressão: Lume Teatro (SP), Nosso Flamenco (SP), Família Burg (SP) e Grupo dos Dez (MG), com os quais se apresentou em festivais nacionais e internacionais como FIT Rio Preto, FILO Londrina e FIAC Bahia.
Em 2016 realizou sua primeira turnê internacional com o Núcleo de Samba Cupinzeiro, nas comemorações de 15 anos do grupo, participando de Festivais e Concertos nas cidades de Paris, Porto, Lisboa, Beja e Serpa. De 2007 a 2020, participou de mais de 60 CDs. Lançou seu primeiro disco autoral “Memórias do Brasil Pela Sanfona”, em 2018, com apoio do ProAC/SP. Em 2019 lançou o álbum “Acordiano”, em parceria com o pianista e compositor Marcelo Onofri. Desde 2020 compôs trilhas sonoras para espetáculos de companhias de dança e teatro como Cia Seres de Luz (Campinas), Cia 22:22 (Campinas) e Cia Pé de Vento Teatro (Florianópolis). Atualmente, além dos trabalhos musicais, é professor do Conservatório Municipal de Socorro e atua como diretor musical de dublagem em parceria com a Tempo Filmes, em programas infantis como Vila Sésamo.
Ana Cristina Colla
É atriz-pesquisadora do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp) desde 1994, membro do Conselho Artístico e de Pesquisa do Núcleo. É autora dos livros “Da minha janela vejo… – Relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no LUME” (2006, HUCITEC), “Caminhante, não há caminho. Só rastros” (2013, Ed. Perspectiva) e “Práticas Teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos” (com Renato Ferracini e Raquel Scotti Hirsosn, 2020, Ed. Unicamp) e de artigos em livros e periódicos. Doutora e Mestre pelo Instituto de Artes da UNICAMP e Professora Plena no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena na mesma universidade. Apresenta espetáculos e ministra workshops, palestras, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre o trabalho desenvolvido no Lume em diversas cidades do Brasil e do exterior.
Naomi Silman
É atriz, palhaça e diretora e atriz-pesquisadora colaboradora do LUME Teatro – grupo de referência mundial na pesquisa da arte de ator e vencedor do Prêmio Shell 2013 em pesquisa continuada. Em 25 anos celebrando o teatro como a arte do encontro, ela criou e apresentou espetáculos em diversas linguagens cênicas – teatro físico, palhaçaria, dança, teatro de rua e grandes intervenções ao ar livre, pelo Brasil e ao redor do mundo em mais de 20 países. Nascida na Inglaterra, ela treinou com Philippe Gaulier e Jacques Lecoq antes de se mudar para o Brasil em 1997 e iniciar a sua formação com o Lume.
Data e horário
20/05 • Sábado • 19h00