‘Now and Then’ já está disponível em serviços de streaming, incluindo uma mixagem Atmos, nos serviços suportados
A história por trás da produção da música ‘Now and Then’ despertou grande interesse dos fãs da imortal banda de rock. Paul McCartney e Ringo Starr recorreram a tecnologia de ‘machine learning’ para criar uma faixa final a partir de uma antiga gravação de John Lennon, que tinha uma qualidade de áudio lo-fi.
A primeira tentativa dos Beatles de trabalhar com a música demo de Lennon ocorreu nos anos 90, quando Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr se reuniram para criar ‘novas’ músicas que seriam apresentadas nos álbuns da série ‘Anthology’ do grupo. Eles concluíram com sucesso ‘Free as a Bird’ e ‘Real Love’, adicionando arranjos de banda completa às demos de Lennon.
No entanto, o progresso em ‘Now and Then’ acabou parando, em grande parte devido a questões técnicas que tornavam a fita original difícil de trabalhar. Paul explicou: ‘Na fita de demonstração de John, o piano era um pouco difícil de ouvir. E naqueles dias, é claro, não tínhamos a tecnologia para separar isso. Toda vez que queríamos um pouco mais da voz de John, o som do piano acabava atrapalhando a gravação.’
A sessão do trio envolvendo McCartney, Harrison e Starr acabou sem que ‘Now and Then’ fosse concluída. McCartney adicionou: ‘Acho que meio que ficamos sem fôlego e tempo. Ficou tipo, não sei. talvez vamos deixar isso para lá’. Além disso, a morte de George Harrison em 2001 lançou dúvidas adicionais sobre se a música seria finalizada algum dia. ‘Demorou quase um quarto de século para esperarmos o momento certo de abordar Now and Then novamente’, disse McCartney.
A oportunidade de finalizar a música surgiu quando o diretor Peter Jackson estava trabalhando em seu documentário ‘Get Back’. Sua equipe desenvolveu uma tecnologia que permitia separar praticamente qualquer som da música, incluindo demos antigas, em componentes individuais com base em ‘machine learning’. Paul e Ringo perceberam que esta era a oportunidade de voltar e dar a ‘Now and Then’ o final que ela merecia. Paul gravou uma faixa de baixo, Ringo adicionou a bateria, e o produtor Giles Martin criou um arranjo de cordas, como teria sido feito nos tempos antigos.
O documentário sobre a música não oferece muitos detalhes sobre o que será ouvido das gravações passadas de Harrison na faixa final, pois especula-se que ele não gostava muito dessa canção desde o início. No entanto, McCartney diz que eles mantiveram as partes de Harrison das sessões da série ‘Anthology’, e ele próprio tocou um solo de guitarra no estilo de Harrison.
Apesar de alguma preocupação por parte dos fãs, todos os envolvidos no projeto parecem estar plenamente satisfeitos com a forma como ‘Now and Then’ foi finalizada.
‘Meu pai teria adorado isso, porque ele nunca teve receio de experimentar com tecnologia de gravação. Acho que é realmente bonito’, disse Sean Ono Lennon, filho de John. . McCartney ecoou esse sentimento: “Ainda estar trabalhando na música dos Beatles em 2023… uau. Paul finaliza dizendo que ‘Now and Then’ provavelmente é como é a última música dos Beatles, pois de fato todos eles tocam nela, sendo assim uma gravação genuína dos Beatles.
Ouça aqui ‘Now and Then’ dos Beatles:
Veja como foi a música foi recriada: